DOADOR DE
SANGUE

Seja um doador de sangue voluntário,
e sinta essa felicidade

Agendamento de doação de sangue

Doar sangue é rápido, fácil e seguro. Não existe o risco de contrair qualquer doença infecciosa. A duração média da doação é de 50 minutos a 1 hora, incluindo o tempo de todo o processo: cadastro, pré-triagem, triagem, coleta do sangue e lanche. No momento da doação serão retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que serão coletados em uma bolsa plástica com todos os seus componentes descartáveis e que já tem uma quantidade padronizada de anticoagulante.

Todo o procedimento de doação de sangue da Hemoclínica é realizado segundo a Legislação Brasileira Vigente e os órgãos responsáveis (ANVISA e Ministério da Saúde).

Agende a sua doação de sangue.

Doadores agendados têm atendimento preferencial na HEMOCLÍNICA em todas as etapas da doação. As doações podem ser agendadas por telefone, nos números 3245-6929 (ramal 215) e 3346-9788. Aproveite a ligação e tire suas dúvidas em relação à doação. Agendamentos para o dia seguinte são aceitos até às 17:00 horas do dia anterior.

Há várias possibilidades de doação:

• Doação Espontânea: ocorre quando o doador procura espontaneamente o banco de sangue para realizar uma doação sem dar nome de nenhum possível receptor. É a doação motivada pelo altruísmo do doador;

• Doação de Reposição: ocorre quando o doador procura o banco de sangue para fazer a doação em nome de algum paciente, visando repor unidades já utilizadas ou reservadas para um procedimento cirúrgico;

• Doação Autóloga: doação na qual o paciente coleta uma ou duas bolsas de sangue para seu próprio uso em um procedimento cirúrgico previamente agendado. O Banco de Sangue faz todos os testes no sangue e o armazena para ser usado pelo próprio doador;

• Convocada e Específica: quando necessário, o Banco de Sangue convoca doadores de seu cadastro para realizar doações. Isso ocorre comumente em situações de baixos estoques de sangue ou quando o doador possui um tipo raro de sangue.

• Orientações pós-doação:

• Beba mais líquidos do que o normal durante as próximas horas. Não ingira bebidas alcóolicas;

• Faça uma refeição reforçada;

• Não fume por 2 horas;

• Se houver algum sangramento no local aonde seu sangue foi tirado, levante seu braço e pressione o local (não dobre o braço!);

• Se você se sentir tonto ou com vontade de desmaiar, sente-se com a cabeça entre os joelhos ou deite-se com a cabeça mais baixa que o resto do corpo;

• Você pode retomar suas ocupações normais após meia hora, se estiver se sentindo bem. Mas evite atividades físicas pelo resto do dia;

• O curativo pode ser removido após 6 horas.

• Se você não se sentir bem ou estiver preocupado a respeito da doação, procure o banco de sangue e converse com o médico de plantão.

• Grupos de alta situação de risco:

a) Serão inabilitados de forma permanente como doadores de sangue os candidatos que tenham evidências clínicas ou laboratoriais de doenças infecciosas que sejam transmitidas por transfusão sanguínea.

b) Serão inabilitados por 12 meses após a cura, os candidatos a doador que tiveram alguma Doença Sexualmente Transmissível - DST.

c) Serão inabilitados por um ano, como doadores de sangue, os candidatos que nos 12 meses precedentes tenham sido expostos a uma das situações abaixo:

• Homens ou mulheres que tenham feito sexo em troca de dinheiro ou de drogas, os parceiros sexuais destas pessoas;

• Pessoas que tenham feito sexo com um ou mais parceiros ocasionais ou desconhecidos, sem uso do preservativo, ou que foram vítimas de estupro;

• Homens que tiveram relações sexuais com outros homens e ou as parceiras sexuais destes;

• Homens ou mulheres que tenham tido relação sexual com pessoa com exame reagente para anti-HIV, portador de hepatite B, Hepatite C ou outra infecção de transmissão sexual e sanguínea;

• Pessoas que estiveram detidas por mais de 72 horas em instituição carcerária ou policial;

• Pessoas que tenham realizado piercing e tatuagem há menos de 1 ano.;

• Pessoas que tenham apresentado exposição não estéril a sangue ou outro material de risco biológico;

• Pessoas que sejam parceiros sexuais de hemodialisados e de pacientes com história de transfusão sanguínea;

• Pessoas que tiveram acidente com material biológico e em consequência apresentaram contato de mucosa e ou pele com o referido material biológico;

• Requisitos básicos para a doação de sangue:

• Estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção;

• Ter entre 16 e 69 anos (se tiver menos de 18 anos, deve vir junto do pai ou responsável, se o doador não tiver realizado uma doação anterior aos 60 anos, ele não pode doar);

• Pesar mais de 50 kg;

• Estar descansado no mínimo 6h de sono na noite que antecede a doação e alimentado. Não ingerir alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação. (leite, manteiga, queijo, frituras e etc.);

• Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (crachás e documentos funcionais não são aceitos);

• ATENÇÃO: Doador que comparecer ao Banco de Sangue da Hemoclínica com criança de colo, só poderá doar se estiver acompanhado de outra pessoa capaz de cuidar da criança e que não irá doar no dia;

• Dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação;

• Não ingerir alimentos gordurosos (incluídos leite e derivados) 3 horas antes da doação e não doar em jejum (ingerir sucos, biscoito água e sal, torrada, geléia, ou frutas não gordurosas);

• Evitar bebidas alcoólicas doze horas antes da doação – não doar em 24 horas, se houver ingestão de grandes volumes de bebida alcóolica;

• Não fumar 1 hora antes da doação;

• ATENÇÃO: Doador que comparecer ao Banco de Sangue - Hemoclínica com criança de colo, só poderá doar se estiver acompanhado de outra pessoa capaz de cuidar da criança e que não irá doar no dia.

• Situações que impedem a doação de sangue:

• Doenças: candidatos com história de doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas, cuja transmissibilidade através de transfusão sanguínea seja conhecida: Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Estados gripais ou alérgicos contra-indicam a doação por 1 a 2 semanas;

• Medicamentos: entre em contato com a Hemoclínica para maiores esclarecimentos;

• Intervalo de doação: o intervalo mínimo entre cada doação deverá ser de 90 dias para a mulher e 60 dias para o homem desde que, no período de um ano se façam no máximo quatro doações para o homem e três para a mulher;

• Gestação e puerpério: são excluídas as gestantes, as puérperas até 3 meses após o parto, e as mulheres que amamentam;

• Aborto: são excluídas as candidatas com história de aborto há menos de 3 meses;

• Profissão: não devem ser aceitos como candidatos à doação pessoas que NÃO tenham repousado após exercerem trabalho noturno, pessoas que exerçam profissões de risco físico ou coletivo e não podem se ausentar do trabalho após a doação (trabalhadores de andaimes, motorista de transporte coletivo, motoboy);

• Pressão arterial: são excluídos os candidatos com PA máxima acima de 180mmHg ou abaixo de 100mmHg e PA mínima acima de 100mmHg ou abaixo de 60mmHg;

• Peso corporal: Homens – mínimo 51kg / Mulheres – mínimo 53kg;

• História de hemoterapia: são excluídos os candidatos que receberam sangue, componentes ou derivados nos últimos 12 meses anteriores à doação;

• Imunização: deve ser rejeitado, pelo tempo recomendado, o candidato que recebeu alguma vacina;

• Malária: excluir doadores que nos últimos 30 dias estiveram em área endêmica (são consideradas áreas endêmicas: estados da Região Norte do País, Municípios com altas taxas de notificação de malária, países que fazem fronteira com a região Amazônica, do Caribe, América Central, áreas de floresta tropical da Ásia e da África) e que nos últimos 3 anos tiveram Malária. Excluir definitivamente os doadores que tiveram febre quartã (Plasmodium malarie);

• Álcool: quaisquer sinais de intoxicação pelo álcool ou história de alcoolismo crônico excluem o candidato. Ingestão de álcool há menos de 12 horas também impede a doação;

• Perda de peso: perdas acima de 10% do peso sem causa definida nos últimos 3 meses;

• Cirurgias e tratamentos odontológicos: rejeição por 6 meses a 1 ano para grandes cirurgias, 3 meses para pequenas cirurgias e 72 horas para extração dentária ou manipulação dentária.

• AGENDE A SUA DOAÇÃO DE SANGUE. Doadores agendados
    têm atendimento preferencial na HEMOCLÍNICA em todas as etapas da doação.

Enviando...

FALE CONOSCO